Dia Mundial da Diabetes Actualidade

Dia Mundial da Diabetes

Esta quarta feira representa, para todo o mundo, o Dia Mundial da Diabetes.

Existem 415 milhões de pessoas afetadas em todo o mundo e estima-se que, em Portugal, 13% da população entre os 20 e os 79 anos, padeça desta doença, segundo o Observatório Nacional da Diabetes.

Desta forma, o dia 14 de novembro foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde para sensibilizar a população mundial para uma maior prevenção.

Durante o ano de 2018, a International Diabetes Federation (IDF) dedicou a sua campanha ao tema “A família e a diabetes”, pois esta é uma doença cujo diagnóstico pode alterar a rotina familiar, devido aos cuidados necessários perante tal patologia.

A doença é crónica e divide-se em dois tipos. O tipo I é considerado auto-imune e é, geralmente, detetado durante a infância. Este é caracterizado pela falta de produção de insulina pelo organismo, e a mesma tem de ser administrada através de injeções. Por outro lado, o tipo II é, normalmente, identificado em idade adulta, e deve-se ao facto de o organismo não conseguir controlar eficazmente os índices glicémicos. É uma doença que pode ser controlada através de medicação.

Para prevenir a diabetes, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recomenda uma alimentação saudável e equilibrada, que deve ser complementada com exercício físico praticado de forma regular.