HFF Previne Quedas Com Pulseira Roxa Actualidade

HFF Previne Quedas Com Pulseira Roxa

O Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca (HFF) está a identificar os seus doentes em risco elevado de queda com uma pulseira roxa.

A iniciativa partiu do Grupo de Prevenção e Controlo de Quedas e tem, como objetivo, o aumento da segurança dos seus utentes, que são avaliados através da escala de Morse durante as 12 primeiras horas de internamento.

Para que os utentes estejam a par da nova medida, as enfermarias foram dotadas de posters informativos, que referem a gravidade do risco de queda e das suas consequências. Já o internamento, dispõe de um guia de acolhimento onde podem ser consultados alguns conselhos a nível de vestuário e cuidados a ter em casa ou em ambiente hospitalar.

A resolução desta problemática é vista como uma prioridade pelos profissionais de saúde, uma vez que as quedas têm um impacto biopsicossocial, causando aos utentes alterações nos seus padrões de equilíbrio e postura.

A falta de massa muscular pode originar quedas, e é por isso que o grupo responsável pela iniciativa já está a preparar um novo folheto sobre exercícios de fortalecimento físico que possam ser realizados por pacientes, independentes ou semidependentes, nas suas casas ou nas enfermarias. Segundo os dados do HFF, a maior parte das vítimas de queda encontram-se medicadas para várias patologias e numa faixa etária superior a 70 anos.