Suporte a Tv Amadora

Videos Recentes

    Abstenção Volta a Vencer as Eleições Europeias em Portugal Actualidade

    Abstenção Volta a Vencer as Eleições Europeias em Portugal

    As eleições para o Parlamento Europeu realizaram-se ontem e o número que mais se destaca é o da abstenção. A nível nacional, a percentagem dos eleitores que não foram votar ficou nos 68,60%. Ou seja, mais de metade dos eleitores não foram às urnas. Em relação às últimas eleições europeias, houve um aumento de cerca de 2% na abstenção (em 2014 a percentagem foi de 66,2%)
    No caso da Amadora, ontem a abstenção chegou aos 61,88%, um pouco abaixo dos números nacionais.

    O Partido Socialista foi o vencedor destas eleições europeias ao conseguir 33,41% dos votos, enquanto que o PSD ficou nos 21,91%. Destaque para o Bloco de Esquerda que se afirma como terceira força política, com 9,82%, elegendo dois deputados para o Parlamento Europeu. 6,89% votaram na CDU, enquanto que o CDS-PP chegou aos 6,19%. Novamente, o PAN surpreende com a eleição de um deputado europeu, com 5,08% dos votos.

    No concelho da Amadora, os resultados seguem a tendência nacional. A maioria dos eleitores que foram às urnas votaram no PS, chegando aos 38,13%, seguidos do PSD, com 13,35%. 11, 39% votaram no Bloco de Esquerda. A CDU ficou-se pelos  9,57%. A grande diferença para os resultados nacionais está aqui: o PAN fica à frente do CDS-PP, com  6,55% dos votos, enquanto que os centristas alcançaram 4.28%.

    Fontes: Ministério da Administração Interna
    Pordata