Suporte a Tv Amadora

Amadora com Recolher Obrigatório a Partir de Amanhã Actualidade

Amadora com Recolher Obrigatório a Partir de Amanhã

Ontem, no final do Conselho de Ministros Extraordinário, António Costa anunciou ao país as medidas que já se previam: o recolher obrigatório durante a semana e ao fim de semana nos 121 municípios com maior risco de infeção pelo novo coronavírus, lista onde se encontra a Amadora.

A partir de amanhã, 9 de Novembro, o recolher obrigatório vigora entre as 23h e as 05h. No que diz respeito ao fim de semana, o período é mais alargado: não pode haver circulação na via pública a partir das 13h.

O primeiro ministro justifica estas medidas pelo facto de o número de infeções estar a aumentar e pelo governo ter “a nítida noção de que o convívio social tem um contributo muito importante para as situações de contágio e que esse convívio ocorre no horário pós-laboral”.

Ao fim de semana, a partir das 13h, a restauração apenas pode funcionar em regime de take-away. António Costa reconhece que estas são medidas duras para esta área de atividade: "Se me pergunta se são boas para a restauração? Não, não são boas para a restauração, nem para o comércio; mas são as necessárias para controlar a pandemia sem decretar um novo confinamento geral”.

Os concelhos com maior risco de contágio são aqueles em que existem 240 casos de COVID-19 por 100 mil habitantes. A avaliação dos municípios nesta lista acontecerá na próxima quinta-feira, em conselho de ministros. A revisão das medidas será feita de quinzenalmente, sendo estas adoptadas no âmbito do estado de emergência, que vigora até ao próximo dia 23 de Novembro.