Eleições Presidenciais: Voto Antecipado para Quem Está Confinado Actualidade
Todos os inscritos vão receber um boletim de voto e dois envelopes, um branco e outro azul. Os votos vão ser recolhidos nos dias 19 e 20 de Janeiro, data previamente comunicada, por quem represente o presidente da Câmara Municipal.
Esta possibilidade de voto antecipado a quem está em confinamento obrigatório é apenas possível se este tiver sido decretado pela autoridade de saúde até ao dia 14 Janeiro e tem de incluir o dia da votação.
Uma outra questão que tem sido levantada é a votação dos idosos em lares. Ontem, o Ministro da Administração Interna disse que os idosos vão ter direito ao voto antecipado. Eduardo Cabrita afirmou que a ideia é que os idosos em lares sejam equiparados a cidadãos em situação de isolamento profiláctico, sendo-lhes, por isso, aplicadas as regras descritas acima. Neste caso, as equipas vão recolher os votos nos lares. Assim, os idosos podem inscrever-se de 14 a 17 de Janeiro e os votos serão recolhidos dias 19 e 20 de Janeiro.
As equipas de recolhas de votos são formadas pelas autarquias com a colaboração da Administração Eleitoral e das forças de segurança.
Mais informações