Suporte a Tv Amadora

País Avança para 2ª Fase de Desconfinamento na Próxima 2ª Feira Actualidade

País Avança para 2ª Fase de Desconfinamento na Próxima 2ª Feira

O Primeiro-Ministro confirmou hoje que Portugal avança para a segunda fase de desconfinamento no próximo dia 5 de Abril. No final do Conselho de Ministros de hoje, António Costa disse que que "a aplicação combinada dos dois critérios" faz com que Portugal se mantenha "claramente no quadrante verde". Os dois critérios referidos são o índice de transmissibilidade (Rt) e os 120 casos por 100 mil habitantes. Segundo os dados mais recentes da DGS, o país encontra-se com o Rt inferior a 1 e abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes.

"Podemos dar o passo de avançar nas medidas de desconfinamento previstas para a próxima segunda-feira", afirmou António Costa. E o que reabre a partir da próxima segunda-feira?

Reabrem os 2º e 3º ciclos do ensino básico, incluindo os ATLs para estes graus de ensino, os centros de dia, lojas até 200m2 com porta para a rua, esplanadas (com um máximo de 4 pessoas por grupo), modalidades desportivas de baixo risco, ou seja, sem contacto físico, ginásios, museus, monumentos, palácios e galeiras de arte.

Deslocações Entre Concelhos
António Costa confirmou, também, nesta comunicação ao país, que vai poder circular-se entre concelhos nos dois próximos fins de semana, a seguir à Páscoa. “Na segunda-feira, cessa a proibição de circulação entre concelhos e na próxima quinzena não está prevista”, afirmou António Costa. Portanto, 10 e 11, 17 e 18 de Abril pode voltar a circular entre diferentes municípios.

Mas, atenção. O primeiro-ministro alertou que existem 19 concelhos que estão acima dos 120 mil casos por 100 mil habitantes e que estes podem não avançar no desconfinamento se, daqui a duas semanas, essa incidência se mantiver.

19 Concelhos com incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes:
Carregal do Sal
Moura
Odemira
Portimão
Ribeira de Pena
Rio Maior
Alandroal
Albufeira
Beja
Borba
Cinfães
Figueira da Foz
Figueiró dos Vinhos
Lagoa
Marinha Grande
Penela
Soure
Vila do Bispo
Vimioso