ACES Amadora vai receber Rastreio ao Cancro do Colo do Útero, Cólon e Reto

12 Julho 2017

Descrição

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) vai levar o rastreio ao cancro do colo do útero e do cólon e reto, através de um projecto-piloto, a 15 agrupamentos de centros de saúde, entre os quais está o da Amadora, assim como cinco unidades hospitalares, segundo informação da Agência Lusa.

Este projecto tem data prevista para avançar dia 20 de Julho, começando, primeiro em quatro unidades de saúde em Setúbal. A escolha do rastreio a estes dois tipos de cancro é justificada pelo facto de estes serem aqueles com mais incidência na região de Lisboa e Vale do Tejo. Nos números que a presidente da ARSLVT, Rosa Valente de Matos, deu a conhecer, por ano, são detectados cerca de 2700 novos casos de cancro do cólon e reto e 400 de cancro do colo do útero.

Neste programa estão envolvidas as seguintes unidades: 
- Centro Hospitalar de Lisboa Norte
- IPO de Lisboa
- Hospital Garcia de Orta
- Centro Hospitalar de Setúbal
- Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.
- Quinze ACES: Almada-Seixal, Arco-Ribeirinho, Arrábida, Oeste Norte, Oeste Sul, Lezíria, Médio Tejo, Estuário do Tejo, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Lisboa Central, Sintra, Amadora, Loures-Odivelas e Cascais.  

Para realizar o rastreio, os utentes vão receber em casa uma carta do centro de saúde a informar a data do mesmo. Ao todo a ARSLVT prevê rastrear dois milhões de utentes.

Noticias Atualidade
;