Amadora na Luta Contra o VIH e a SIDA

20 Novembro 2020

Descrição

Várias ações no terreno vão ser feitas para assinalar a Semana Europeia do Teste do VIH e Hepatites e o Dia Mundial da Luta Contra a Sida em toda a cidade da Amadora. Por força da pandemia, todas as atividades no terreno cumprirão as regras sanitárias e haverá também ações via online.

Na Semana Europeia do Teste VIH e Hepatite, de 20 a 27 de novembro, os amadorenses que queiram fazer um rastreio podem fazê-lo de forma gratuita e confidencial. Será necessário ligar para o 927370181 previamente para que se agende o rastreio. Vai ser possível também esclarecer dúvidas sobre o VIH e a SIDA. Esta vai ser uma ação organizada pela Associação de Jovens Promotores da Amadora Saudável (AJPAS).

No dia 20 de novembro, haverá uma ação online cujo tema é “Conversa sobre infeções por VIH, SIDA e Hepatites”. A intenção será que os profissionais que lidam permanentemente com indivíduos sem-abrigo e/com comportamentos aditivos façam parte do processo na importância de sensibilizar para os perigos destas doenças e combater as respetivas infeções.

O Dia Mundial de Luta contra a SIDA, que é celebrado a 1 de dezembro, vai ser assinalado na cidade da Amadora de uma forma criativa. O município amadorense quer continuar a alertar para a importância da prevenção, do teste e tratamento contra a doença, e por isso as paredes dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos vão ficar iluminados de vermelho numa ação simbólica.

Recordar que a Amadora faz parte da iniciativa internacional Fast Track Cities, onde as cidades de uma forma rápida pretendem eliminar o VIH e a SIDA nos seus territórios. Desta forma, todas estas ações vão ao encontro da responsabilidade que a cidade amadorense tem com este compromisso.

Noticias Atualidade
;