BV Amadora com Equipa Permanente que Assegura Socorro à População

10 Maio 2021

Descrição

No passado dia 30 de Abril, a Câmara Municipal da Amadora, os Bombeiros Voluntários da Amadora e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) assinaram um protocolo para a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente na Amadora.

Esta equipa tem como principal propósito assegurar, de forma permanente, o socorro à população, a qual terá cinco elementos. Estas equipas têm a sua intervenção em casos como combate a incêndios, socorro às populações em caso de inundações, desabamentos, catástrofes ou acidentes. Dois dos critérios que tornaram a Amadora elegível para ter esta equipa é o facto de aqui não existirem bombeiros sapadores ou profissionais e a relação entre o índice de risco calculado e o número de bombeiros no ativo. No ano passado, foram registadas 19.482 ocorrências no concelho.

Existem ainda uma série de tarefas a ser realizadas por esta Equipa de Intervenção Permanente, como por exemplo o levantamento das necessidades de desimpedimento de caminhos florestais, estudo de vias de acesso em terrenos e perímetros florestais, verificação periódica de bocas-de-incêndio e levantamento de risco em infraestruturas habitacionais.

Para que a constituição desta equipa seja possível, a autarquia da Amadora responsabiliza-se por 50% dos custos inerentes à afectação dos elementos a esta formação, como os salários, os subsídios de férias e de Natal e a ANEPC tem a responsabilidade dos outros 50%.

Noticias Atualidade
;