CM Amadora Cria Programa de Apoio Extraordinário à Renda

19 Maio 2021

Descrição

O Programa de Apoio Extraordinário à Renda tem uma dotação de 500 mil euros e é destinado a agregados familiares que vivem numa casa arrendada do parque habitacional privado na Amadora.

O apoio financeiro é de 65% do valor do arrendamento mensal, a fundo perdido, pelo período de 3 meses. Este será pago numa prestação única. Para ter acesso  a este apoio deve residir no concelho da Amadora há pelo menos dois anos, ter um contrato de arrendamento registado na Autoridade Tributária e ser cidadão português ou estrangeiro, com título de residência válido. Deve, também, comprovar uma quebra de rendimentos no agregado superior a 20%, apresentando “uma taxa de esforço para pagamento da renda igual ou superior a 30% do rendimento mensal bruto do agregado familiar.”

Em tempos de pandemia COVID-19, esta iniciativa visa, assim, apoiar as famílias mais afectadas pela quebra de rendimento e que estejam em dificuldades para conseguir garantir o pagamento da renda. Na informação divulgada pela autarquia da Amadora a criação deste programa concretiza-se depois de no último ano terem tido um aumento do número de pedidos de informação sobre “os apoios existentes para o pagamento da renda habitacional”, mas também sobre a “atribuição de habitação do parque municipal habitacional (…), sendo 1/3 dos pedidos motivados pela incapacidade de fazer face às despesas com o arrendamento habitacional.”

Noticias Atualidade
;