COVID-19: Amadora é um dos Municípios Com Medidas Adicionais

31 Outubro 2020

Descrição

Hoje, o primeiro-ministro, anunciou medidas adicionais para os concelhos, onde o número de casos por 100 mil habitantes exige mais cuidados. A Amadora é um dos territórios dessa lista.

Existe o dever de permanência no domicílio, excepto para as deslocações já autorizadas, mas também para a visita a estruturas residenciais, atividades em centros de dia ou deslocações necessárias para fora do território nacional.

Os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços têm de fechar até às 22h, assim como os centros comerciais. Os restaurantes passam a ter de fechar até às 22:30h. No entanto, estes horários podem ser alterados pelo presidente da autarquia, desde que seja para fixar um horário de encerramento inferior e que este tenha um parecer favorável das autoridades locais de saúde e das forças de segurança.

A realização de celebrações e eventos, que estejam relacionados com grandes aglomerados de pessoas, superior a cinco elementos, salvo sejam do mesmo agregado familiar, estão proibidos. Também não se podem realizar feiras e mercados de levante. No entanto, cerimónias religiosas e espectáculos podem realizar-se, desde que cumpram as regras da DGS.

Sempre que seja possível, o teletrabalho torna-se obrigatório.

Além de todas estas medidas, o primeiro-ministro anunciou ainda a contratação de profissionais de saúde para as unidades de cuidados intensivos, assim como de enfermeiros aposentadas para exercer funções nas unidades de saúde pública.

As medidas foram anunciadas hoje, no final do Conselho de Ministros extraordinário, onde foi decidida a continuidade de Situação de Calamidade para todo o país.

Noticias Atualidade
;