Eleições Presidenciais: Voto Antecipado para Quem Está Confinado

11 Janeiro 2021

Descrição

As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 24 de Janeiro e estão a ser tomadas medidas para que todos possam votar. Quem está em confinamento obrigatório tem de solicitar o voto antecipado entre os dias 14 e 17 de Janeiro. Pode fazê-lo de duas formas: na plataforma da administração eleitoral ou na junta de freguesia onde está recenseado, através de outra pessoa que possua uma cópia do Cartão do Cidadão do requerente, assim como uma declaração assinada pelo mesmo.

Todos os inscritos vão receber um boletim de voto e dois envelopes, um branco e outro azul. Os votos vão ser recolhidos nos dias 19 e 20 de Janeiro, data previamente comunicada, por quem represente o presidente da Câmara Municipal. 

Esta possibilidade de voto antecipado a quem está em confinamento obrigatório é apenas possível se este tiver sido decretado pela autoridade de saúde até ao dia 14 Janeiro e tem de incluir o dia da votação.

Uma outra questão que tem sido levantada é a votação dos idosos em lares. Ontem, o Ministro da Administração Interna disse que os idosos vão ter direito ao voto antecipado. Eduardo Cabrita afirmou que a ideia é que os idosos em lares sejam equiparados a cidadãos em situação de isolamento profiláctico, sendo-lhes, por isso, aplicadas as regras descritas acima. Neste caso, as equipas vão recolher os votos nos lares. Assim, os idosos podem inscrever-se de 14 a 17 de Janeiro e os votos serão recolhidos dias 19 e 20 de Janeiro.

As equipas de recolhas de votos são formadas pelas autarquias com a colaboração da Administração Eleitoral e das forças de segurança. 

Mais informações
 

Noticias Atualidade
;