INEM Esclarece Reorganização Ambulâncias

03 Maio 2017

Descrição

Na semana passada, foram veiculadas notícias que davam conta do corte de ambulâncias do INEM no período da 00h às 8h, em alguns concelhos, incluindo o da Amadora. No entanto, o INEM esclarece que o plano de reorganização do horário de funcionamentos das ambulância tentou apenas encontrar formas de complementar o serviço.

O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que assegura a assistência em caso de acidente ou doença súbita, é composto por meios do INEM e de outras entidades parceiras, como as corporações de bombeiros e delegações da Cruz Vermelha.

Segundo o comunicado divulgado pelo INEM pode ler-se que “os reajustamentos equacionados inicialmente seriam aplicados, apenas, a 15 das 56 AEM (ambulâncias de emergência médica) do INEM, meios de emergência tripulados por técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), e em locais onde a resposta a situações de emergência médica pré-hospitalar seria garantida, de forma eficiente, pelos parceiros do INEM”. Actualmente, os parceiros neste sistema já asseguram mais de 80% dos serviços de emergência médica em território nacional.

Depois de uma reunião, na semana passada, entre os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) e o Ministério da Saúde, ficou estabelecido que a operacionalidade dos turnos das Ambulâncias de Emergência Médica serão assegurados. A necessidade de reajustar os horários surgiu, em primeira instância, porque o INEM tinha deixado de receber disponibilidades por parte dos técnicos. No entanto, “acresce que os próprios TEPH, nos últimos dias, têm vindo a manifestar a sua disponibilidade para efetuar trabalho extraordinário e assim tentarem garantir o funcionamento das ambulâncias nos moldes atuais”.

Por isso, o INEM é peremptório: “O INEM informa, assim, que não se verificará o encerramento de qualquer meio de emergência do instituto”.

Noticias Atualidade
;