Projeto MentoRoma da Cruz Vermelha Amadora Vence Prémio Infância 2023

04 Janeiro 2024

Descrição

A delegação da Amadora da Cruz Vermelha Portuguesa criou, em 2022, o projeto MentoRoma, destinado a crianças e jovens de etnia cigana. Os resultados de uma ano de projeto foram positivos e deixaram a certeza de que era necessário continuar. Por isso, a CVP Amadora candidatou-o ao Prémio Infância 2023 do Banco BPI e da Fundação La Caixa, tendo sido um dos escolhidos. O Prémio Infância apoia iniciativas que visam quebrar ciclos de pobreza e sejam impulsionadoras da família como motor de ação socioeducativa.

O MentoRoma recorre a mentores que acompanham as crianças e jovens em três áreas: a escolar, a profissional e a social. Estes mentores são também eles de etnia cigana, que se destacaram em várias áreas como no associativismo, representação e a música. Desta forma, o objetivo é combater o absentismo e o abandono escolar das crianças e jovens desta etnia. 

A necessidade de criar um projeto direccionado a esta faixa da população surge pelo acompanhamento que a delegação da Amadora da CVP realiza a famílias, entre elas ciganas, no âmbito da medida “Rendimento  Social de Inserção”, desde 2007.

Imagem: CVP Amadora

Noticias Atualidade
;