Projeto Europeu Avalia Resiliência na Cidade da Amadora
07 Janeiro 2019
Descrição
A Amadora foi o único município português a fazer parte do USCORE2, um projeto europeu que avaliou a resiliência da cidade, apontando aspectos positivos e recomendações.
Veja aqui os resultados finais deste projeto, apresentados na Biblioteca Fernando Piteira Santos.
Desde hoje que está disponível no edifício da Câmara Municipal da Amadora o Ponto Navegante, uma máquina onde pode emitir o seu cartão navegante na hora.
Para emitir este cartão apenas precisa de ter consigo o seu cartão de cidadão e um cartão bancário. Ao mesmo tempo que tem um novo cartão pode de imediato carregá-lo com a sua assinatura mensal. Tudo isto sem precisar de preencher qualquer documento ou de fotografia tipo passe e em regime “self-service”.
Este ponto é inclusivo e pode ser utilizado por pessoas com mobilidade reduzida “e os ecrãs foram desenhados para serem lidos por pessoas que tenham qualquer grau de daltonismo”, como se lê no comunicado enviado pela TML (Transportes Metropolitanos de Lisboa).
O Ponto Navegante está disponível nos 18 municípios da Área Mteropolitana de Lisboa.
Instruções para a utilização do Ponto Navegante
1. Introduza o seu cartão de cidadão, os dados são recolhidos automaticamente (inclusivamente a fotografia).
2. Introduza o seu código postal para o preenchimento automático da sua morada.
3. Aceite os termos e condições de emissão e de utilização do cartão navegante®.
4. Preencha o seu email para receber a fatura por email.
5. Realize o pagamento com cartão Multibanco.
6. Aguarde uns segundos e retire o seu cartão navegante®.
Além dos pontos navegante, dos espaços navegante ou das bilheteiras dos vários transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa, agora também é possível solicitar o cartão navegante no site do Metro de Lisboa.
O processo é simples: basta preencher um formulário, adicionar uma fotografia e a cópia do cartão do cidadão. Depois de efetuar o pagamento (para casos urgentes o custo é de 12 euros, no normal, 10 dias úteis, paga 6), é contacto por e-mial para saber quando poderá levantar o passe numa estação do Metro de Lisboa à sua escolha.
Este é mais um passo na desmaterialização da bilhética.
A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) anunciou hoje que não haverá aumento do preço do passe navegante em 2022. Assim, o passe navegante metropolitano continuará a custar 40 euros enquanto que o passe navegante municipal custa 30 euros. Segundo o comunicado enviado à imprensa pela TML, esta “medida integra-se na estratégia de promoção e incentivo à utilização dos transportes coletivos, preconizada para a área metropolitana de Lisboa.”
Esta decisão acontece apesar de a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes ter decretado uma taxa de 0,57% a aplicar nos títulos de transporte público. No entanto, esta taxa poderá reflectir no preço dos bilhetes de transporte ocasional. “Aos restantes títulos de transporte dos operadores e serviços da sua competência, conforme determinado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, pode ser aplicada a Taxa de Atualização Tarifária de 0,57%. Este valor é aplicável, nos limites legalmente definidos, nas tarifas dos títulos de transporte ocasional (bilhetes simples, de bordo, pré-comprados e unidades intermodais de transporte pré-pagas), monomodal (tipo passe ou assinatura) e combinado.”