Amadora Define Estratégia de Investimento para 2023

09 Dezembro 2022

Descrição

Foi aprovado, em Assembleia Municipal, no passado dia 6 de Dezembro, o orçamento para o próximo ano assim como as Grandes Opções do Plano. Para 2023, orçamento da Câmara Municipal da Amadora será de 116,739 milhões de euros, ou seja, um aumento de 14,3% face ao estipulado para o presente ano. Como já tinha sido noticiado pela TVAMADORA, a autarquia mantém a taxa mínima de IMI, introduz o IMI Familiar e ainda devolve 1,2% em sede de IRS aos munícipes.

As Grandes Opções do Plano centram-se nas políticas nas áreas da educação, ação social e saúde, para onde estão destinados 57 milhões de euros. Destaque para a construção da Unidade de Saúde Familiar, substituindo os atuais contentores, a conclusão da reabilitação do Centro de Saúde de Alfornelos e ainda o início das obras de requalificação do Centro de Saúde da Damaia.

A autarquia vai continuar e investir nos estabelecimentos de ensino do concelho, com a requalificação do pavilhão da EB2/3 de Alfornelos, na EB 2/3 José Cardoso Pires e ainda na Escola Secundária Fernando Namora. Além disso, vai ainda se reforçada a eficiência energéticas nas escolas.

No que diz respeito à ação social, a autarquia da Amadora mantém a sua atenção nos seniores. Vão ser potenciados projetos já existentes como o  Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável, o Banco de Ajudas Técnicas e Programa Municipal de Apoio ao Cuidador Formal e Informal. Para a população mais vulnerável o investimento em programas como o cartão bens 1ª necessidade são para continuar.
Na habitação, a Câmara Municipal vai realizar obras de requalificação do parque habitacional municipal, mas também se compromete a trabalhar a habitação acessível, com a disponibilização e casas “com vista à diminuição da taxa de esforço das nossas famílias e jovens no acesso à habitação.”

Como também já tinha sido noticiado pela TVAMADORA, a autarquia da Amadora vai trabalhar na ampliação e requalificação da esquadra da Divisão da Amadora da PSP.

Quanto ao espaço público, neste próximo ano vai proceder-se à regeneração do centro da cidade. Vão existir “profundas intervenções no Jardim Delfim Guimarães, Rua Elias Garcia e Avenida Nuno Alvares Pereira”. Também o Mercado da Damaia vai ser alvo de intervenção.

Para 2023, a Câmara Municipal vai ainda transferir para as Juntas de Freguesia mais de 8 milhões de euros já que a transferência e delegação de competências vai ser efetivada.

Noticias Atualidade
;