Amadora: Orçamento Municipal Cresce 12,4% em 2024

15 Dezembro 2023

Descrição

A Assembleia Municipal da Amadora aprovou ontem o Orçamento Municipal para o próximo ano com um total de 131.195.656 euros, o que significa um aumento de 12,4% relativamente ao de 2023. Em comunicado, a autarquia da Amadora esclarece que existem três áreas prioritárias para o próximo ano: habitação, proteção do meio ambiente e educação.

Grandes Opções do Plano

No que diz respeito à habitação, 21,5% dos investimentos deste orçamento centram-se nesta área. Destacam-se a reabilitação energética dos três aglomerados habitacionais municipais: Casal da Boba, da Mira e do Silva. Obras que contam com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

A requalificação do parque escolar da Amadora vai atingir cerca de 2, 7 milhões de euros. A EB 2/3 Cardoso Pires, Pedro d'Orey da Cunha e as Escolas Secundárias da Amadora e da Fernando Namora são exemplos do edificado que vai ser alvo de intervenção. Também com os fundos comunitários vão ser realizadas várias intervenções para a melhoria energética das escolas.

Na área da saúde, o orçamento contempla o início da construção da USF Ribeiro Sanches, em S. Brás, mas também a requalificação do Centro de Saúde de Alfornelos e da Damaia.

No que diz respeito ao ambiente e à conservação da natureza, a autarquia irá investir na qualificação paisagística, a manutenção do CROAMA/Centro de Bem-Estar Animal da Amadora. Espaços urbanos e verdes vão, também, se requalificados.

A autarquia da Amadora vai continuar a disponibilizar verbas para a reabilitação do parque habitacional privado, assim como apoios financeiros para o auto realojamento.

Impostos Municipais para 2024

Mais Informações

Noticias Atualidade
;