A partir de hoje até domingo, as condições meteorológicas vão agravar-se. A Proteção Civil da Amadora alerta para o aumento de temperatura, podendo estas ultrapassar os 30ºC, o que faz com que haja um maior risco de incêndio rural. As temperaturas mínimas vão subir, podendo chegar aos 16ºC amanhã. O índice ultravioleta vai também aumentar.
Além disso, existe a possibilidade de ocorrência de trovoadas significativas com ventos fortes e também a queda de granizo. A massa de ar quente com poeiras do norte de África vai provocar o aumento excessivo de poeiras atmosféricas.
Conheça aqui as medidas de prevenção para estes diferentes cenários que se preveem para os próximos dias:
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora avisa que para o período natalício, entre 24 e 26 de Dezembro, está prevista chuva forte e ocorrências de trovoadas. O vento vai ser forte e pode chegar aos 70 km por hora. Dados que explicam o aviso amarelo que se mantém, pelo menos, até sábado.
Existe a forte possibilidade de ocorrência de inundações, deslizamento de terras e queda de estruturas e árvores. Este período é sempre marcado pelas viagens rodoviárias, por isso tenha especial atenção quando estiver a conduzir.
No que diz respeito às temperaturas a média da máxima situa-se nos 17º e a mínima nos 13º.
Não se esqueça de estar informado sobre aquilo que pode fazer para se proteger de eventuais acidentes e aceda aos links abaixo.
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora avisa que as condições meteorológicas, nas próximas horas, vão agravar-se, com a possibilidade de ocorrência de inundações e de cheias. Para hoje e amanhã é esperada precipitação intensa e persistente, prevendo-se a ocorrência de fenómenos extremos de vento. Além disso, o nevoeiro e a trovada estão também nestas previsões.
Espera-se por isso, a ocorrência de inundações em zonas urbanas e cheias, deslizamento de terras, queda de árvores e desprendimento de estruturas que estejam deficientemente fixadas. Quanto ao cenário rodoviário, este não é o melhor: pode existir o arrastamento de objetos e árvores para as vias. Atenção ao piso escorregadio e à formação de lençóis de água.
Recorde-se que o IPMA emitiu aviso laranja para o período entre as 21h de hoje e as 13h de amanhã para o distrito de Lisboa. Para o vento, o aviso é amarelo.
A Amadora ativou o Plano Prévio de Intervenção para as Condições Meteorológicas Adversas na passada semana e assim se mantém. Ou seja, todos os meios de proteção civil estão mobilizados para atuar caso seja necessário.
Por isso, é pedido à população que fique em casa e que facilite o trabalho das autoridades, caso seja necessário.