A Delegação da Amadora da Cruz Vermelha Portuguesa venceu o Campeonato Nacional de Trauma da Cruz Vermelha Portuguesa, realizado no passado dia 23 de Novembro, pelo Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Macieira de Rates com apoio da estrutura nacional.
A participar estiveram mais sete equipas de várias regiões do país - Macieira de Rates, Alto Minho, Maiorca, Porto, Marinhas, Vilela-Paredes, Ribeirão, Fafe, Coimbra, Frazão e Sobreira - e que colocaram à prova conhecimentos e técnicas de ação em cenários de emergência. A equipa da Unidade Metropolitana de Emergência da Delegação da Amadora venceu, assim, esta competição.
Aqui foram testadas competências como o trabalho em equipa, a tomada de decisão em situações de stress e a ação em situações de alta pressão em cenário de emergência pré-hospitalar.
Esta competição foi antecedida do evento de formação “Destraumatizar”. A quarta edição desta iniciativa trouxe uma manhã de partilha de conhecimentos e de novas técnicas na abordagem à vítima de trauma.
O vencedor do campeonato nacional de trauma deve, assim, organizar a competição no ano seguinte e a quinta edição do “Destraumatizar”. Deste modo, a Delegação da Amadora da Cruz Vermelha terá a responsabilidade de o fazer em 2025.
Imagem: CVP - Delegação Amadora