No próximo domingo, dia 30 de Janeiro podem votar mais de 10,8 milhões de eleitores em Portugal e no estrangeiro. Para estas eleições legislativas há quase mais 10 mil eleitores em relação a 2019. Este acréscimo explica-se pelo aumento de eleitores na Europa e fora da Europa, uma vez que quase todos os círculos eleitorais perderam votantes. No domingo, vão ser eleitos 230 deputados para a Assembleia da República.
São vinte e uma forças políticas que se apresentam a eleições. No entanto, nem todas têm candidatos em todos os círculos eleitorais. O boletim de voto com mais forças políticas é o do círculo por Lisboa, com vinte, enquanto que o de Bragança terá apenas treze.
Eleitores em Confinamento Obrigatório
Quem está em isolamento profiláctico também pode exercer o seu direito de voto. Nos dias 25 e 26 de Janeiro foram recolhidos os votos no domicílio, tal como solicitado previamente na Junta de Freguesia ou através dos serviços digitais do Ministério da Administração Interna.
Prevê-se que no domingo estejam em confinamento obrigatório mais de um milhão de pessoas. Esses eleitores podem, então, votar entre as 18h e as 19h. Serão disponibilizados aos elementos das mesas meios de proteção individual e é exigido aos eleitores que usem máscaras cirúrgicas ou FPP2, não permitidas as comunitárias, deve trazer a sua própria caneta e desinfetar as mãos.
Onde Votar
Para saber o seu local de voto pode fazê-lo de duas formas: na Internet neste endereço:
https://www.recenseamento.mai.gov.pt/ ou enviando uma mensagem para o número 3838 com o seguinte texto: RE (ESPAÇO) Número de Identificação civil (ESPAÇO) Data de Nascimento, no formato AAAAMMDD .
Não se esqueça que o horário da votação acontece das 8h às 19h, mas é aconselhado a quem não esteja confinado a votar até às 18h. Basta levar o seu cartão do cidadão, uma vez que o cartão de eleitor deixou de ser emitido em 2008 e já não existe o número de eleitor. Adopte todas as medidas de segurança, tendo em vista a pandemia de COVID-19: use máscara, leve uma caneta e mantenha o distanciamento social enquanto espera a sua vez de votar.
Exerça este que é um direito e um dever cívico.
Fotografia: https://unsplash.com/