Resultados Autárquicas 2025: O Retrato da Amadora

13 Outubro 2025

Descrição

Os resultados de ontem das eleições autárquicas, mostram que o Partido Socialista manteve-se à frente dos destinos da Câmara Municipal ainda que sem maioria absoluta. Mas, houve também mudanças na configuração das assembleias de freguesia e na assembleia municipal.

Câmara Municipal da Amadora
O Partido Socialista foi o mais votado, no entanto, em comparação com 2021, perdeu 10% dos votos. Agora, chegou aos 33%, mas, em 2021, tinha conquistado a maioria absoluta, com 43,88%.

No sentido inverso está a coligação Amadora Resolve, que congrega PSD, CDS, PPM, MPT e RIR. Este foi o melhor resultado alcançado por uma coligação com o PSD, na Amadora, com 30,01%. Em 2021, tinha chegado aos 24,55%. O Chega é a terceira força política mais votada no concelho, passando dos 5,44%, de 2021, para os 17,30%. A CDU perdeu votos, chegando, agora, aos 7%, quando há quatro anos tinha atingindo o 9,93%. O Livre, que se candidatou pela primeira vez à autarquia da Amadora, conseguiu 3,57%, ficando à frente da Iniciativa Liberal e do Bloco de Esquerda.

Quanto à distribuição de mandatos, ao PS foram-lhe atribuídos 4 (menos 3 do que em 2021), a Amadora Resolve consegue 4 (mais 1 do que em 2021), o Chega conquista 2 e a CDU mantém 1 mandato.

Assembleia Municipal da Amadora
A configuração da Assembleia Municipal da Amadora mudou, tendo os partidos da direita conquistado mais lugares. Embora o PS tenha ganho (31,68% dos votos), a Amadora Resolve alcançou 10 mandatos (27,79%), o Chega conquistou 7 (19,02%) e a Iniciativa Liberal conseguiu eleger, pela primeira vez, 1 deputado municipal (3,63%). Deste modo, os partidos da direita alcançam, em conjunto, 18 deputados municipais. À esquerda, o PS elegeu 12 deputados municipais, a CDU 2 e o Livre consegue representação neste órgão, apesar de ser a sua primeira candidatura, com a eleição de 1 deputado municipal. 

O Bloco de Esquerda, que há quatro anos tinha conseguido eleger 2 deputados, com 6,82%, este ano não foi além dos 2,20%, sendo o partido menos votado para este órgão autárquico, perdendo, assim, os 2 mandatos que tinham conquistado.

Assembleias de Freguesia
O Partido Socialista foi o mais votado em 5 de 6 freguesias, mas perdeu a única maioria absoluta que tinha, na Encosta do Sol.

Águas Livres: na comparação com os resultados de 2021, o PS foi o partido mais votado, mas passou de 39,53% (8 mandatos) para 31,09% (6 mandatos). A coligação Amadora Resolve conseguiu mais 1 mandato, ficando com 6, igualando, assim, os do PS. O Chega passou de 1 mandato para 4 e a CDU perdeu 1 mandato, tendo, agora, 2. O Livre conseguiu alcançar 1 mandato enquanto que o Bloco de Esquerda perdeu o que tinha, deixando de estar representado neste assembleia de freguesia.

Alfragide: O Partido Socialista conseguiu reforçar o seu eleitorado. Com 38,53% dos votos, o PS alcançou mais um mandato do que tinha em 2021, tendo agora 6 lugares. A Coligação Amadora Resolve mantém os 5, o Chega consegue mais 1, ficando com 2. Ao contrário de há quatro anos, o Bloco de Esquerda e a CDU perderam os mandatos que tinham, ficando, agora, sem estarem representados nesta autarquia.

Encosta do Sol: O PS saiu vencedor, com 38,58% dos votos, mas perdeu a maioria absoluta alcançada em 2021, onde tinha alcançado 11 mandatos. Agora, conquistou 9. O Chega foi o que mais cresceu, de 6,94% para 20,05%, passando de 1 mandato para 4. A coligação Amadora Resolve obteve mais 1 mandato, passado de 4 para 5. A CDU perdeu votação, ficando agora com apenas 1 mandato e o Bloco de Esquerda não conseguiu manter o único que tinha, deixando, assim, de estar representado nesta assembleia de freguesia.

Falagueira-Venda Nova: O PS manteve os seis mandatos alcançados em 2021, assim como a coligação Amadora Resolve que obteve 3. O Chega foi a terceira força política mais votada, passando de 1 para 3 mandatos. A CDU ficou com apenas 1 mandato, quando tinha 2 e o Bloco de Esquerda, também nesta assembleia de freguesia, perdeu o único mandato que tinha.

Mina de Água: O PS voltou a vencer, mas com perda de percentagem de votos, em relação a 2021. Os 30,27% alcançados traduzem-se em 7 mandatos, menos dois do que o partido tinha conquistado. A Amadora Resolve conquistou mais um mandato, tendo o total de 6. Nesta freguesia, foi o Chega que mais cresceu: dos 6,91% passou para 21,44%, ou seja, passou de 1 mandato para 4. A CDU ficou apenas com 1 mandato, ao contrário dos 2 que tinha. O Livre candidatou-se pela primeira vez e conquistou 1 mandato.

Venteira: A coligação Amadora Resolve venceu nesta assembleia, com 30,06%, conquistando 7 mandatos. O PS perde, assim, esta freguesia, com 29,75%, o que se traduz em 6 mandatos. O Chega passa de 1 para 3 mandatos (16,85%), a CDU perde 1 mandato, ficando com 2. Também aqui, o Livre conquista 1 mandato, estreando-se nesta assembleia de freguesia, e o Bloco de Esquerda perde o único mandato que tinha conquistado em 2021. 

Noticias Atualidade
TV Amadora
Somos um órgão de comunicação local e que tem por objectivo divulgar aquilo que acontece no município da Amadora não desvalorizando a informação de interesse geral.
Videos mais populares
Subscreva Alerta TVA

Registe para receber a nossa newsletter!

Campo nome é de preenchimento origatório.
Campo email é de preenchimento origatório.
É obrigatório aceitar a política de privacidade.

;