No final do conselho de ministros de hoje, António Costa anunciou que o teletrabalho se mantém obrigatório até ao dia 14 deste mês, sendo, assim, prolongada a vigência desta medida por mais quatro dias. Depois disso, o teletrabalho continuará a ser opcional.
As discotecas e os bares poderão voltar a abrir a partir de dia 14 de Janeiro e a sua frequência apenas é permitida a clientes com teste negativo ou a quem tenha já a dose de reforço da vacina. Ou seja, se apenas tiver as duas doses da vacina tem de apresentar teste negativo para entrar.
O teste negativo é também obrigatório para visitar pacientes internados, para aceder a recintos desportivos, grandes eventos e lares.
As escolas vão mesmo reabrir na próxima segunda-feira e para todos os graus de ensino. Os docentes e não docentes vão ser testados nas duas primeiras semanas após o regresso às aulas. Caso haja um caso positivo numa turma, acaba o isolamento de todos os outros alunos.
O consumo de bebidas alcoólicas em espaço público continua a estar proibido. Até ao dia 9 de Fevereiro mantêm-se as medidas relacionadas com a testagem em relação a voos internacionais.
Novas Medidas para Isolamento Profiláctico
Fica apenas em isolamento profiláctico os casos positivos e os seus coabitantes. Infectados sem sintomas ficam em isolamento por um período de 7 dias. Quem tiver a dose de reforço da vacina fica isento de isolamento.